Como alavancar suas vendas usando Lives do Instragram

Como alavancar suas vendas usando Lives do Instragram

O Instagram Live é o recurso do Instagram que possibilita ao usuário fazer transmissões ao vivo. É interessante pois, ao invés de gravar um vídeo e depois publicá-lo, sua audiência pode te acompanhar em tempo real.

Além disso, fazer lives no Instagram oferece alguns benefícios como aumentar o engajamento com os seguidores, por exemplo.

Abaixo, listaremos algumas dicas que podem te ajudar a alavancar suas vendas usando mais esse recurso do Instagram. Confira:

1 – ANTES DE MAIS NADA, PLANEJAMENTO!

Vale lembrar que você estará falando em nome de uma empresa, então é importante que haja uma apresentação pessoal e que seja planejado todo o conteúdo que será abordado durante a live. Isso ajuda a não ter nenhum imprevisto durante a live e faz com que ela tenha começo, meio e fim.

Para a apresentação, aguarde alguns minutos para que as pessoas entrem na live e posteriormente diga qual o propósito da transmissão, por exemplo: apresentar as novidades de uma loja, dicas sobre a utilização de algum produto, mostrar algum evento que está acontecendo na empresa, etc.

2 – PRENDA A ATENÇÃO DAS PESSOAS

As lives já têm uma vantagem que é a de ativar os gatilhos mentais da urgência e exclusividade.

Por exemplo, se você cria um conteúdo que está disponível o tempo todo, as pessoas podem deixar para ver depois e assim acabar esquecendo.

No caso das lives, não há essa certeza de que o conteúdo estará disponível depois, então se você entrega conteúdos de qualidade, seus seguidores não vão querer perder, o que gerará mais engajamento.

Uma ideia para chamar os seguidores para acompanhar a live, é disponibilizar um cupom com desconto para quem estiver assistindo. Assim, sua audiência será maior, a interação durante a live pode ser maior também, gerando engajamento.

Parece repetitivo falar de engajamento, mas engajamento é importante porque é por meio dele que o algoritmo do Instagram decide quem vai aparecer primeiro no feed ou nos stories dos usuários.

Sé é uma conta que os seguidores interagem bastante com curtidas e comentários, tende a ter prioridade sobre outras contas.

O que acaba se tornando um ciclo vicioso. Quando mais curtidas, mais aparece e aí aumentam as chances de o conteúdo receber mais curtidas e aparecer para novos seguidores.

3 – NÃO USE DE FORMA AGRESSIVA

Nada de usar as lives como se fossem aqueles comerciais de ofertas. O ideal é entregar curiosidades e dicas que nutrem a ideia de que seus consumidores precisam do seu produto. Lembre-se que um conteúdo mais humano é sempre melhor!

4 – TROQUE EXPERIÊNCIAS

Durante a live, é legal conversar com seus consumidores, ouvir o que eles têm a dizer sobre seu negócio, de repente perguntar sobre quais conteúdos eles gostariam de ver nas redes sociais também pode ser uma estratégia interessante. Assim você pode entregar conteúdos cada vez mais relevante para sua audiência, o que novamente, gera mais engajamento.

5 – APRENDA

Ao final da live, aprenda com tudo que aconteceu e coloque essas aprendizagens em prática para gerar conteúdos cada vez mais relevantes e que no final aumentem o interesse sobre sua empresa com foco em gerar retorno.

Mas é importante lembrar que não é uma ação isolada que trará resultados e sim um conjunto de ações que trará resultados.

Esperamos que nossas dicas possam te ajudar com a sua estratégia de marketing usando a live do Instagram!